Release Seminário Nacional – novembro 2014

Seminário debate a importância da criação de pólos de direitos humanos na formação universitária

Evento será realizado na PUC-SP no dia 26 de novembro e envolve diferentes organismos de proteção aos Direitos Humanos no Brasil que atuam por meio de Universidades

Formação de uma rede de  organismos  universitários de prática de  direitos humanos baseada nos princípios da cooperação e solidariedade. Este é o objetivo do Seminário Nacional dos Organismos Universitários de Direitos Humanos, que vai acontecer no próximo dia 26 (quarta-feira), no auditório da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC -SP), a partir das 9h, na capital paulista. Além de promover o debate, dentro do meio acadêmico, de práticas que combatam as violações dos direitos humanos, o seminário irá apresentar o resultado da pesquisa feita para o projeto “Fortalecimento de Organismos Universitários de Prática e Advocacia em Direitos Humanos no Brasil”, realizada entre setembro de 2013 a setembro de 2014.

O levantamento foi feito em parceria com o Escritório Modelo “Dom Paulo Evaristo Arns” da PUC-SP, Clínica de Direitos Humanos da Amazônia da Universidade Federal do Pará  (UFPA), Centro de Ciências Jurídicas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Clínica de Direitos Humanos da Universidade da Região de Joinville  (Univille) a Clínica de Direitos Humanos do Centro Universitário Ritter dos Reis (Uniritter) do Rio Grande do Sul.

Para o coordenador acadêmico do Escritório Modelo da PUC-SP, Nelson Saule Júnior, a inserção do ensino de direitos humanos na universidade deve ser feita por meio do desenvolvimento de disciplinas  obrigatórias nos cursos da área de humanas em especial no curso de direito , “bem como através de  atividades de pesquisa e extensão, e em especial através de organismos  universitários de práticas de direitos humanos”.

Para o docente, o trabalho dos operadores de direito é fundamental no combate às violações aos direitos humanos e pode ser exercido em várias frentes, como na advocacia popular e pública, Defensoria Pública, Magistratura e Ministério Público.

“Além da produção de peças, pareceres, e teses jurídicas que contribuam para combater as violações aos direitos  humanos, é de extrema importância a simplificação da linguagem técnica para  uma compreensão  por qualquer cidadão”, enfatizou.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.organismosuniversitariosdedireitoshumanos.wordpress.com.

Quando: 26 de Novembro (quarta-feira)

Local: PUC-SP – Auditório 117a – 1o andar do Prédio Reitor Bandeira de Melo (“Prédio Novo”)

Horário: das 9h às 17h30.

Endereço: Rua Monte Alegre, 984, Perdizes ,  São Paulo (SP)

Mais informações para a imprensa:

Bianca Pyl
11 95648-4340

Mônica Ribeiro e Ribeiro
11 97611-5504

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s